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Turnitin: 20 anos de resultados comprovados

Christine Lee
Christine Lee
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Ao longo dos anos, a Turnitin cresceu e evoluiu em seu propósito de verificador de similaridade, nos anos 1990, para uma solução completa e abrangente que oferece suporte às melhores práticas pedagógicas atuais. Ilustrando o seu compromisso de longa data com a integridade acadêmica e o suporte pedagógico, a Turnitin tem sido pauta inúmeros artigos científicos que detalham a eficiência do impacto de nosso software na integridade acadêmica, na voz autoral do aluno e nos resultados de aprendizagem. Esta pesquisa coleta depoimentos sobre uso da Turnitin como uma solução inovadora e pioneira para ajudar as instituições a promoverem e manterem a integridade, ao mesmo tempo em que permite o sucesso dos alunos.

O que os pesquisadores estão dizendo sobre a eficiência dos recursos da Turnitin na redução de incidência de plágio e suporte à aprendizagem do aluno? Vamos conferir.

A Turnitin é um canal para o feedback formativo e para a melhora dos resultados de aprendizagem dos alunos:

No artigo ‘Os serviços de detecção de plágio para feedback formativo e avaliação: Exemplo da Turnitin (2016)’, Ela Akgün Özbek investiga a Turnitin além da sua função como verificador de similaridade e em seu potencial para fornecer feedback formativo e avaliação. Özbek faz a seguinte afirmação: “acredita-se que quando as soluções da Turnitin são usadas como um meio de avaliação formativa, ela não apenas inibirá o plágio mas também aumentará a aprendizagem do aluno elevando, consequentemente, a qualidade dos trabalhos acadêmicos.” O artigo destaca que a Turnitin apoia professores a criarem tarefas de revisão e fornecerem feedback, observando que o relatório da avaliação on-line da Turnitin é uma ferramenta com múltiplas funções que permite que ambos, alunos e professores, monitorem o progresso.

A Turnitin ajuda alunos de diferentes idiomas a entenderem a Integridade Acadêmica por meio do feedback formativo:

Ilka Kostka e Veronika Maliborska, no artigo de 2016, intitulado ‘Usando a Turnitin para fornecer feedback para os alunos com textos em segunda língua’, investigam maneiras pelas quais a Turnitin apoia a escrita em uma segunda língua (L2) para possibilitar a compreensão de integridade acadêmica pelos alunos. As autoras concluem: “nós acreditamos que os professores podem usar duas características do programa (ferramentas de avaliação e verificação de originalidade) para fornecerem feedback formativo e somativo aos primeiros rascunhos dos alunos. Nós incentivamos os professores que têm acesso aos serviços Turnitin a explorarem as diferentes características de suas ferralmentas e seu potencial para criar oportunidades de aprendizagem”.

Na pesquisa intitulada ‘Turnitin e a revisão por pares em aulas de redação acadêmica em Inglês como segunda língua’, Jinrongi Li e Mimi Li usaram os recursos da Turnitin para habilitar a revisão por pares e “foi descoberto que a Turnitin poderia ajudar a mudar a atenção dos alunos de questões localizadas para questões globais na escrita, os orientando em seus esforços para fornecer comentários mais úteis e fazer conexões entre sugestões específicas e conselhos holísticos de redação, além de facilitar o gerenciamento da aula durante a revisão por pares” (2018).

A Turnitin ajuda a desenvolver a voz autoral dos alunos pois garante feedback formativo:

Tess Snowball, Vivien Silvey, e Thuy Do escreveram trabalhos de pesquisa, em 2015 (Além do plágio: Usando a Turnitin como ferramenta para desenvolver a voz acadêmica dos alunos) e e 2016 (Uma ponte sobre águas turbulentas: Uma abordagem de alfabetização para o uso da Turnitin) examinando a eficiência das soluções Turnitin no desenvolvimento da voz autoral dos alunos.

Nesses artigos, Snowball, Silvey, e Do afirmam que a Turnitin é vista “por alunos e professores, predominantemente, como uma ferramenta de detecção de plágio” e “... por isso, perdemos a oportunidade de usar essa tecnologia de progressão rápida como uma ferramenta inestimável para ajudar os alunos a escreverem com integridade acadêmica e, por sua vez, desenvolverem a voz autoral.” (2015).

A pesquisa examinou o suporte completamente incorporado e integrado ao uso da Turnitin, mostrando aumento dos resultados de aprendizagem dos alunos. Eles, então, concluem: “Argumentamos que com a prática contínua e suporte ao longo do tempo, usar uma abordagem digital e de alfabetização combinada para Turnitin pode atuar como uma ponte para mover os alunos da ansiedade e inexperiência, para a produção de trabalho com integridade acadêmica e uma forte voz autoral.” (2016).

Amanda Mphalele e Sioux McKenna ecoaram os argumentos acima, na pesquisa que fizeram em 2018, afirmando que: “A Turnitin é a ferramenta de similaridade de texto mais completa. No entanto, o software é mal compreendido como sendo predominantemente uma ferramenta de detecção de plágio, ignorando o seu potencial educacional para o desenvolvimento dos alunos.” (2018).

A Turnitin possibilita ensino efetivo na educação à distância:

Na pesquisa de 2020, intitulada Desafios e Relações entre as ferramentas de educação à distância com o ensino e aprendizagem, Don Anton Robles Balida & Riah Encarnacion observaram a Turnitin dentro do contexto dos ambientes de aprendizagem on-line. Eles notaram que: “A Turnitin mitigou o hábito deliberado de plágio dos alunos, e os professores foram recompensados com uma trégua em ter que garantir a originalidade de todos os envios”, e concluíram que: “Ferramentas de educação à distância são incrivelmente relevantes no aumento da autoconfiança ao permitirem que os alunos realizem as tarefas de maneira independente”.


Os dados acima são apenas alguns pequenos trechos de pesquisas abrangentes sobre o uso das soluções Turnitin, não apenas para a detecção de similaridade e prevenção do plágio, mas também soluções que contribuíram para o aprendizado dos alunos nos últimos 20 anos.

Aqui está uma lista completa de artigos sobre a eficácia das soluções Turnitin, para iniciar sua jornada de pesquisa:

  1. Turnitin Feedback Studio Secondary Education Efficacy Study 2018
  1. Abrahamson, Earle Derek & Mann, Jonathan 2018: For Whom is the Feedback intended? A Student-Focused Critical Analysis of Turnitin Software as a Tool for Learning
  2. Akcapinar, Gokhan 2015: How Automated Feedback Through Text Mining Changes Plagiaristic Behavior in Online Assignments
  3. Alharbi, Mohammed Abdullah & Al-Hoorie, Ali H. 2020: Turnitin peer feedback: controversial vs. non-controversial essays
  4. Ambler, Trudy, Breyer, Yvonne, & Young, Sherman 2014: Piloting Online Submission and Online Assessment with GradeMark
  5. Ayon, Najwa Saba 2017: Students’ and Instructors’ Perceptions of Turnitin: A Plagiarism Deterrent?
  6. Balbay, Seher & Kilis, Selcan 2018: Perceived Effectiveness of Turnitin® in Detecting Plagiarism in Presentation Slides
  7. Balida, Don Anton Robles & Encarnacion, Riah 2020: Challenges and Relationships of e-Learning Tools to Teaching and Learning
  8. Burrows, Steven & Shortis, Mark 2011: An Evaluation of Semi-Automated, Collaborative Marking and Feedback systems: Academic Staff Perspectives
  9. Chew, Esyin 2010: Turn it in or Turn it off? A Pilot Project for Turnitin and Grademark Experience
  10. Cohen, Judy 2010: Using Turnitin as a Formative Writing Tool
  11. Cortes-Vera, Jesus, Garcia, Thelma J., & Machin-Mastromatteo, Juan D. 2018: A Mexican strategy to promote greater ethics in academic communications through nation-wide access to Turnitin
  12. Daoud, Sumaya, Alrabaiah, Hussam, & Zaitoun, Eman 2019: Technology for Promoting Academic Integrity: The Impact of Using Turnitin on Reducing Plagiarism
  13. Davis, Mary & Carroll, Jude 2009: Formative Feedback Within Plagiarism Education: Is There a Role For Text-Matching Software?
  14. Dawson, Phillip, Sutherland-Smith, Wendy, & Ricksen, Mark 2019: Can software improve marker accuracy at detecting contract cheating? A pilot study of the Turnitin authorship investigate alpha
  15. Flynn, Sharon 2015: Using Turnitin With Large Classes to Support Writing
  16. Foltynek, Tomas, Dlabolova, Dita, Anohina-Naumeca, Alla, Razi, Salim, Kravjar, Julius, Kamzola, Laima, Guerrero-Dib, Jean, Celik, Ozgur, & Weber-Wulff, Debora 2020: Testing of support tools for plagiarism detection
  17. Glover, Ian, Parkin, Helen J., Hepplestone, Stuart, Irwin, Brian, & Rodger, Helen 2015: Making Connections: Technological Interventions to Support Students in Using, and Tutors in Creating, Assessment Feedback
  18. Graham-Matheson, Lynne & Starr, Simon 2013: Is It Cheating – Or Learning the Craft of Writing? Using Turnitin to Help Students Avoid Plagiarism
  19. Halgamuge, Malka N. 2017: The use and analysis of anti‐plagiarism software: Turnitin tool for formative assessment and feedback
  20. Hapsari, Astri, Ghali, Mohammad Izam, & Ammar, Miftah Haniful 2020: The Use of Turnitin to Teach Academic Integrity in Essay Writing Coursework
  21. Hast, Michael & Healy, Caroline 2016: Higher Education Marking in the Electronic Age: Quantitative and Qualitative Student Insight
  22. Havnes, Anton, Smith, Kari; Dysthe, & Olgam Ludvigsen, Kristine 2012: Formative Assessment and Feedback: Making Learning Visible
  23. Hrasky, S. & Kronenberg, D. 2010: Curriculum Redesign as a Faculty-Centred approach to Plagiarism Reduction
  24. Karimi, Ebrahim Mohammad 2020: ELT Students’ Attitudes toward the Effectiveness of the Anti-Plagiarism Software, Turnitin
  25. Kaktins, Louise 2019: Does Turnitin Support the Development of International Students’ Academic Integrity?
  26. Kostka, Ilka & Maliborska, Veronika 2016: Using Turnitin to Provide Feedback on L2 Writers’ Texts
  27. Krishnan, Rathi 2016: Students Dread the “P” Word: Is Turnitin® Good for Plagiarism Detection and Feedback?
  28. Levine, Joy & Pazdernik, Vanessa 2018: Evaluation of a Four-Prong Anti-Plagiarism Program and the Incidence of Plagiarism: a Five-Year Retrospective Study. Assessment & Evaluation in Higher Education
  29. Li, Jia, Owen, Michael, Walchuk, Kevin, & Mak, Lillian 2021: Limited Capacity and Pedagogical Value: Plagiarism Detection Programs A Holistic Approach to Developing Student Academic Writing Using plagiarism detection programs as an effective instruction tool
  30. Li, Jinrongi & Li, Mimi 2018: Turnitin and peer review in ESL academic writing classrooms
  31. Li, Mimi & Li, Jinrongi 2017: Online Peer Review Using Turnitin in First-Year Writing Classes
  32. Mann, Jonathan 2016: Using Turnitin to Improve Academic Writing: an Action Research Inquiry
  33. McKie, Annamarie 2014: ‘Experiencing that Eureka Moment!’: Using Turnitin as a Formative Learning Tool to Enhance Students’ Academic Literacies
  34. Mphahlele, Amanda & McKenna, Sioux 2019: The use of turnitin in the higher education sector: Decoding the myth
  35. Ng, Curtise K.C. 2020: Evaluation of academic integrity of online open book assessments implemented in an undergraduate medical radiation science course during COVID-19 pandemic
  36. Olson, Rebecca, Burton, Anthony, Byron, Paul, & Turnbull, Margo 2014: Markers’ Experiences of Providing Formative Assessment Feedback in Hardcopy, Desktop and Tablet
  37. Olson, Rebecca & Tannous, Caterina 2015: Students’ Perceptions of eMarking: Grademark vs. iAnnotate
  38. Orlando, J., Hanham, J., & Ullman, J. 2018: Exploring Intentional Use of a Technological Proxy, Turnitin, to Enhance Student Academic Literacy Practices
  39. Özbek, Ela Akgün 2016: Plagiarism Detection Services for Formative Feedback and Assessment: Example of Turnitin
  40. Phillipson, Andrea 2017: Using Turnitin to Teach Better Citation Practices
  41. Pollock, Christine, Rice, Ann Marie, & McMillan, Ailsa 2015: Mentors’ and Students’ Perspectives on Feedback in Practice Assessment: A Literature Review
  42. Rogerson, Ann M. & McCarthy, Grace 2017: Using Internet based paraphrasing tools: Original work, patchwriting or facilitated plagiarism?
  43. Silvey, Vivien, Snowball, Tess, & Do, Thuy 2016: Bridge Over Troubled Water: A Literacy Approach to Using Turnitin
  44. Smith, Phil, John, Blooma, & Kurian, Jaya,2015: A Conceptual Framework to Assess the Effectiveness of Rubric Tool
  45. Snowball, Tess, Silvey, Vivien, & Do, Thuy 2015: Beyond Plagiarism: Utilising Turnitin as a Tool to Develop Students’ Academic Voice
  46. Sujee, Eva, Engelbrecht, Alta, & Nagel, Lynette 2015: Effectively Digitizing Communication With Turnitin for Improved Writing in a Multilingual Classroom
  47. Sulehri, Imran Ghaffar, Chaudry, Muhammad Shahzad, & Qadeer, Shereen 2017: Role of Turnitin in e-learning