O ato de ensinar, embora baseado em princípios e resultados específicos de aprendizagem do aluno, é um processo intuitivo também. Seus alunos estão se sentindo bem? Seus alunos estão tendo dificuldades? A curva de aprendizagem de todos os alunos parece consistente? Os professores tendem a fazer avaliações em todos os pontos do processo de aprendizagem e a educação é dependente dessas ações individuais.
É essencial ter dados que apoiem a intuição do professor. Os insights baseados em dados podem ser usados para guiar os alunos, para apresentar informações aplicáveis que não podem ser questionadas ou debatidas e para garantir equidade e remover qualquer preconceito ou ruído que possa influenciar a avaliação. Com isso em mente, projetamos Turnitin Originality para fornecer insights de dados, auxiliando os professores com as informações necessárias que apoiem o crescimento do aluno em conjunto com a garantia da manutenção da integridade acadêmica. Turnitin Originality apresenta detalhes aprofundados dos documentos ou metadados das submissões do aluno para dar uma rápida visão dos processos de criação e edição.
O Painel de Insights Detalhados do Documento pode fornecer informações suplementares como, por exemplo, o autor do documento, quem modificou o conteúdo e detalhes sobre diferentes ortografias para ajudar os professores a construírem uma ideia precisa da originalidade do documento. Com essas informações adicionais, os docentes podem respaldar suas intuições com dados, assegurando que o processo de avaliação seja justo e consistente, e as decisões sejam tomadas de maneira confiante e pautadas em informações.
Os insights de dados, em todos os estágios de aprendizagem e durante todo o processo de trabalho do aluno, ajudam os professores a auxiliarem os estudantes a produzirem com qualidade e originalidade. Os pontos mencionados acima (e mais) oferecem aos professores a oportunidade de intervirem com conversas significativas no início do desenvolvimento do trabalho e, ao longo de todo o semestre, ou trimestre. Desta forma, a integridade acadêmica pode ser uma trajetória positiva focada na educação responsável.
Criar oportunidades de intervenção, de acordo com pesquisas, provou-se útil na promoção da cultura de integridade acadêmica. Em seu Handbook on Academic Integrity, Stephens afirma: “Os ambientes educacionais devem ser contextos para o desenvolvimento humano individual e coletivo. Uma maneira importante com que o ambiente educacional contribui para tal desenvolvimento é por meio da inclusão dos alunos em uma cultura de integridade, envolvendo-os em sua continuidade” (Stephens, 2016, pp. 995-1007). Stephens continua defendendo uma abordagem em múltiplos níveis: educação escolar, prevenção de contexto específico e, quando necessário, ação individual.
Com insights baseados em dados, os professores podem transformar instâncias de má conduta acadêmica em momentos de ensino, por meio da intervenção e, consequentemente, criar consciência e assegurar a cultura de integridade acadêmica.
Tal cultura é importante e, de acordo com Trevino e McCabe, “Os alunos consistentemente indicam que, quando se sentem parte de uma comunidade acadêmica, quando acreditam que o corpo docente está comprometido com seus cursos, e quando estão cientes da política institucional sobre integridade acadêmica, ficam menos propensos a trapacear” (Trevino & McCabe, 1996, p. 33).
Na Turnitin, acreditamos que a melhor maneira de garantir a integridade acadêmica é ajudando os alunos a produzirem com qualidade e originalidade, e intervir o quanto antes no processo de desenvolvimento do trabalho, para evitar resultados penosos de desonestidade acadêmica. Os insights baseados em dados reforçam e capacitam a intuição de instrução e são mais uma maneira de apoiar a integridade acadêmica, o crescimento do aluno e as melhores práticas pedagógicas.