Uma pesquisa mundial realizada pela Turnitin, com cerca de 900 professores de cursinho e universidade, identificou as cinco modalidades de plágio mais frequentes. A seguir, mostramos cada modalidade e um exemplo de como identificá-lo usando o relatório de semelhança da Turnitin. Foram organizados segundo sua frequência.
1. ClonagemApresentar o trabalho de outra pessoa como próprio, copiando palavra por palavra.
Neste exemplo, o relatório mostra 100% de semelhança e o texto copiado está sombreado com a mesma cor porque tudo provém da mesma fonte.
2. MosaicoMaterial copiado de múltiplas fontes que se completam adequadamente.
Este exemplo mostra dois parágrafos sombreados com diferentes cores, extraídos de fontes diferentes, sem referências e que foram colocados juntos porque se completavam.
3. Copiado e ColadoInclusão de longos trechos de textos de uma única fonte sem modificá-los.
No exemplo, podemos ver dois parágrafos extraídos da mesma fonte, que aparecem sombreados com a mesma cor e com o mesmo número. Mas, diferentemente da clonagem, a porcentagem total não é de 100%.
4. RemixMisturar material parafraseado extraído de múltiplas fontes.
Neste exemplo, o relatório mostra texto sombreado de diferentes cores, o que significa que são seções extraídas de fontes diferentes. Em cada seção podemos ver que existem palavras que foram trocadas sem conseguir mudar a estrutura do texto.
5. Busca e substituiçãoMudar palavras e expressões chave sem alterar o conteúdo essencial das fontes.
Neste exemplo, podemos ver a comparação do texto da fonte original e o texto do documento. No texto do documento são marcadas como semelhanças as palavras que coincidem com a fonte, mas não são marcadas as palavras que foram mudadas.
FUENTE
- Os 10 tipos de plágio mais comuns - Infografía do Turnitin