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O feedback “Qual o próximo passo” e as 5 maneiras de implementá-lo em sua instituição

Patti West-Smith
Patti West-Smith
20-year education veteran; Senior Director of Customer Engagement

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Quero iniciar este texto dedicando um momento para falar diretamente com meus colegas líderes educacionais. Estamos no início do segundo semestre, e devido aos meus anos como coach de alfabetização, diretora de escola e supervisora instrucional, eu posso dizer que sei exatamente como se sentem.

Estamos nos sentindo exaustos. Muitos de nós já estão refletindo sobre os meses letivos que passaram e pensando nas metas e objetivos para este semestre ou restante do ano que temos pela frente. Mesmo se tivermos um corpo docente de alto nível, ainda temos metas de melhorias como parte de um ciclo de desenvolvimento contínuo.

Há muitas ideias, iniciativas e conceitos chamando nossa atenção. Por onde começar? Onde focar? O que, no fim, terá um maior impacto? Nós simplesmente não podemos fazer tudo, e queremos ter certeza que colocamos nosso esforço no que realmente importa e onde fará diferença.

Diversas pesquisas vêm demonstrando que quando o feedback “Qual o próximo passo?” é oferecido como parte de um ciclo formativo, os estudantes tendem a melhorar seu desempenho.

Impacto - não é isso que todos nós professores queremos? Quando o tempo e a paciência estão em seus limites, temos que ser muito seletivos sobre como aproveitar nossos recursos. Alguns anos atrás, trabalhei para uma superintendente muito competente como supervisora instrucional e eu estava prestes a me tornar diretora. Perguntei à ela qual conselho me daria para essa transição. Ela me disse: “Patti, você demonstra às pessoas o que você valoriza pela forma como gasta seu tempo e seu dinheiro. Por isso, gaste os dois de forma inteligente”, ela disse. Eu nunca me esqueci desse conselho, que é muito relevante até hoje.

A verdade é que todo professor, e principalmente os líderes educacionais, têm uma fonte limitada de recursos de tempo e dinheiro. Tentar fazer tudo só vai exacerbar os níveis de exaustão e de estresse que vêm sendo relatados por educadores em todo o mundo ultimamente. Por fim, devemos fazer escolhas estratégicas e, uma estratégia que tenha impacto comprovado na aprendizagem e no crescimento do aluno é, com certeza, um ponto interessante de investimento.

Quando colocamos dessa forma, parece óbvio e fácil. Nós vamos focar em uma estratégia baseada em pesquisas que têm um impacto visível na aprendizagem e no crescimento. Essa impressão, no entanto, é enganosa. Vai exigir esforço e comprometimento. Teremos que considerar tanto o que fazemos quanto o que escolhemos NÃO fazer; teremos que tomar decisões difíceis e teremos que investir tempo e dinheiro para que seja eficiente. O feedback “Qual o próximo passo” é a grande ideia e fazer essa escolha nos coloca em uma direção específica, mas isso não nos dá ainda passos concretos e práticos de como chegar lá. Este é o nosso por quê. Aqui mergulharemos profundamente no “como?”:


As 5 maneiras de incentivar seus professores a implementarem o feedback “Qual o próximo passo?”:
5. Comece pela pesquisa… mas não se estenda muito nisso!

É raro um professor que queira (ou tenha tempo para) passar horas sem fim lendo pesquisas acadêmicas. Sabemos que há aqueles que preferem se aprofundar na teoria; entretanto, se quisermos realmente construir uma boa base sobre o que é o feedback “Qual o próximo passo?” e porquê ele é importante, gastar muito tempo olhando gráficos e jargões de pesquisa pode não ser muito eficiente e motivador. Ao invés disso, foque nos pontos-chave que trarão as ideias essenciais para essa construção. Nosso time na Turnitin, incluindo dois dos co-autores da pesquisa recente publicada pelo Dr. John Hattie, tentaram fazer exatamente isso para economizar tempo. Nosso whitepaper separa essas informações em partes acessíveis, economizando o tempo e o esforço do líder educacional enquanto continua garantindo que a base da pesquisa está incluída na iniciativa.

… mas não ignore por completo! Não e só porque nós líderes lemos a pesquisa e estamos prontos para seguir que podemos considerar que nossos professores também estarão. Eles precisam entender o porquê por trás de tudo isso - por que gastar tempo com o feedback “qual o próximo passo?”? Certifique-se de que os professores compreendem os dados que mostram o impacto!

4. Enfatize a importância dos ciclos de feedback formativo ligados à rubrica.

Nossa pesquisa com o Dr. Hattie demonstrou que o feedback “qual o próximo passo?” é mais eficiente quando recebido entre o processo de escrita e revisão. Por que? Os alunos precisam da oportunidade de revisar com o objetivo de realmente colocarem o feedback em prática! Isso significa que apenas ajudar os professores a entender o que é o feedback “qual o próximo passo?” não será o suficiente para fazer a diferença; é preciso colocá-lo em um contexto de um ciclo formativo. Os alunos nos dizem que quando a nota já está na tarefa, ela está encerrada para eles - pense em fechar um livro, literalmente. Para muitos deles, aquela tarefa fica no passado, uma vez que já foi avaliada e não tem nenhuma consequência na tarefa seguinte. Com o objetivo de fazê-los engajar com o feedback e promover melhoras, os estudantes precisam ter acesso ao feedback em um momento relevante, e isso significa permitir que o USEM na revisão.

A outra frase-chave aqui é “estar ligado à rubrica”. A rubrica serve como uma espécie de contrato entre professor e aluno - isso é o que eu, professor, estou avaliando; isso é o que eu espero de você, aluno, e é assim que vou avaliar a sua performance. Ligar o feedback concretamente ao “contrato” ajuda o aluno a enxergar explicitamente a relação entre o trabalho deles, a revisão e o resultado final (ex., a nota). *Dica: No Turnitin Feedback Studio você pode associar o feedback ao critério de rubrica para criar uma conexão clara. Esse vídeo prático explica exatamente como fazer isso no sistema.

3. Torne concreto e explícito.

Apenas apresentar o whitepaper ou as pesquisas para os professores e depois pedir para que eles façam, não vai funcionar. Os professores têm milhões de ideias passando pela cabeça, enquanto tentam tomar centenas de decisões por dia. Se queremos entrar na camada do pensamento, devemos ser diretos, concretos e explícitos. Um conceito vago sobre o feedback “qual o próximo passo?” não vai ajudar. Então, mostre exatamente o que é, e o que não é (dica: exemplos estão incluídos no whitepaper. Separe-os para dar aos professores alguns destaques e eles irão desconstruir partes do feedback “qual o próximo passo?” rapidamente. Outra opção é checar esse tutorial gravado para ver o time de professores veteranos da Turnitin falar sobre o feedback “qual o próximo passo?" e os assistir conduzindo um exercício para identificar os elementos essenciais de que estão faltando).

2. Ofereça tempo para praticar e colaborar

Quando estiver conduzindo uma iniciativa de aprendizagem profissional, por favor, não se esqueça da parte da “aprendizagem” .

Já que os adultos não aprendem exatamente da mesma maneira que os alunos mais jovens, eles realmente precisam de algumas atividades de aprendizagem.

Apenas despejar informações e direcionamentos não vai garantir que eles tenham absorvido as ideias e que possam aplicá-las de maneira independente. Use o tempo para modelar as técnicas que estamos incentivando, estruture atividades para que eles construam a compreensão e promova oportunidades de aplicar esse conhecimento. Se queremos que eles usem o feedback “qual o próximo passo” no trabalho com os alunos, eles precisam realmente entender do que se trata para colocar em prática.

Se os líderes puderem dar tempo e espaço para fazer isso em um ambiente de suporte com seus pares, será ainda melhor (e pode economizar tempo da longa jornada e trazer mais consistência para os esforços). Por fim, dê aos professores alguns trabalhos reais de alunos (anônimos, claro) e faça com que pratiquem a aplicação do feedback “qual o próximo passo?” alinhado com a rubrica. Para realmente trazer isso para a instituição, faça com que esse exercício seja formativo também. Dê a chance de compartilhar com os colegas e receber feedback.

1. Faça uma conexão com as ferramentas que já estão utilizando, para economizar tempo.

Criar um feedback eficiente leva tempo e nós precisamos saber que estamos inserindo isso sobre outras atividades que já consomem bastante do educador. O que faz com que seja ainda mais importante encontrar ferramentas que tornem a tarefa mais fácil - seja por reduzir o seu tempo, ou compensando com a redução de tempo consumido em outra atividade. Para tornar o fornecimento de feedback “qual o próximo passo?” mais fácil, faça com que seus professores trabalharem juntos para construir um conjunto de comentários compartilhados que possam ser usados (ou ajustados para uso) por mais de uma pessoa. A força da colaboração não é pequena! Se você estiver usando o Feedback Studio, esses conjuntos podem ser construídos e compartilhados no próprio sistema, o que torna a entrega ainda mais fácil. Ainda que os professores achem que precisam construir o feedback “qual o próximo passo?” naquele momento, o tempo economizado com a biblioteca de comentários para ‘arrastar e soltar’ deve contribuir para compensar o tempo extra. Ainda há o benefício de dar a eles mais oportunidade de prática construindo esse tipo específico de feedback e, se você tiver uma equipe que conseguir implementar mais rápido do que a outra, eles podem até ser compartilhados como exemplos.

Agora, não vou fingir que esse processo será fácil e rápido. Nunca há prazo suficiente para a aprendizagem profissional e levará tempo para reunir todo o material necessário para uma sessão como essa, bem como para a sessão propriamente dita. No fim, a pergunta que cada um de nós deve fazer é se valeu a pena, ou não. A natureza da nossa área é que todos têm uma opinião especializada sobre o que os professores devem fazer, mas quando há dados reais demonstrando que aquela estratégia funciona, é quando eu presto mais atenção. Se eu voltar ao que minha querida superintendente disse, sei que o que eu queria transmitir aos meus professores, meus alunos e à comunidade que servi, é que a aprendizagem e o crescimento verdadeiro e é onde gostaria de gastar os meus recursos porque, na verdade, é tudo que importa.