A fraude acadêmica - ou a prática de contratar terceiros para fazer trabalhos acadêmicos - está aumentando, mas o quanto isso deve nos preocupar? Na verdade, muito! Um estudo recente procurou investigar a frequência e o crescimento de fraudes acadêmicas no Ensino Superior, desde 1978. Depois de analisar amostras de 65 estudos, 15,7% dos alunos de 2014 até hoje admitiram ter pago a terceiros para fazerem seus trabalhos acadêmicos, o que pode representar a cifra assustadora de 31 milhões de alunos em todo o mundo.
Ficou assustado? Calma que tem mais.
Esse comportamento não apenas subverte a integridade do diploma de uma instituição como mancha permanentemente a reputação do aluno. E também corrói o alicerce dos nossos sistemas de ensino.
A fraude acadêmica está, sem dúvida, acontecendo e é hora de fazermos algo a respeito.
No dia 17 de outubro, em parceria com o ICAI, apoiaremos o 3º Dia Internacional de Combate à Fraude Acadêmica. Será um dia dedicado à conscientização sobre o tema e à urgência de lidarmos com esse comportamento antiético. A contagem regressiva já começou.
Por conta disso, encorajamos você a:
- Assinar o pacto, compartilhar o link e comprometer-se a manter um ambiente educacional que valorize trabalhos originais.
- Familiarizar-se com as pesquisas sobre fraude acadêmica. Converse com pares, colegas, vizinhos e amigos sobre a necessidade de resistirem à tentação dessa prática.
- Inserir declarações no quadro branco e participar de conversas nas mídias sociais com as hashtags #defeatthecheat (#AcabeComAFraude) e #excelwithintegrity (#SejaExcelenteComIntegridade).
- Registrar sua instituição junto ao ICAI e baixar o Kit de Ferramentas Institucional para organizar um evento no campus, a fim de promover a integridade e conter comportamentos de fraude acadêmica.
Se não unirmos forças para agir, essa ameaça à integridade da educação continuará crescendo. Junte-se ao ICAI e à Turnitin para preservar a qualidade do ensino e resistir à tentação da fraude acadêmica.
Assine o pacto e passe adiante as informações apresentadas aqui. Até 17 de outubro!