Com a participação de mais de 900 alunos, o “Estudo para o desenvolvimento de uma política de integridade acadêmica para a Unicamp", apresentado no final de outubro, aponta o que os estudantes da instituição entendem sobre cópia de trabalhos e outras formas de má conduta.
A ideia da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp é usar as informações para desenhar uma política de integridade acadêmica na universidade - iniciativa que tem apoio de 91,5% dos alunos ouvidos no levantamento.
A proposta é que essa política inclua ações de educação para a boa conduta acadêmica, investigação de casos de má conduta e punição para os casos investigados - algo inédito nas universidades brasileiras. O documento deve ser finalizado em 2019. Acompanhe aqui como foi o evento:
Pesquisa com alunos contribuirá para estruturar as políticas de integridade acadêmica na UnicampProf. Dr. Munir Skaf, Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp, fala sobre a importância do “Estudo para o desenvolvimento de uma política de integridade acadêmica para a Unicamp" para a estruturação de políticas gerais de integridade acadêmica na instituição. A partir dos resultados, serão estabelecidos critérios para invetigar e acompanhar questões de má conduta, além de promover ações de prevenção, educação e disseminação de uma cultura de boas práticas.
Mariana Rutigliano, gerente de marketing da América Latina da Turnitin, e Roberto Almeida, gerente da Turnitin no Brasil, destacam o funcionamento da ferramenta e sua importância dentro das instituições.
Conheça os principais resultados da pesquisa sobre Integridade Acadêmica realizada com alunos da UnicampAna Paula Morales e Sabine Righetti, pesquisadoras da consultoria acadêmica Data14, apresentam os resultados do “Estudo para o desenvolvimento de uma política de integridade acadêmica para a Unicamp".
O levantamento foi realizado em agosto e setembro de 2018, por meio de um questionário online, seguido de entrevistas com amostras de estudantes (grupos focais). Ao todo, 958 estudantes de graduação (35% da amostra) e de pós-graduação (65%), de todas as áreas do conhecimento, responderam as questões.
O trabalho foi realizado em parceria com a Turnitin no Brasil.
Representantes da Unicamp, USP, Unesp e Fapesp falam sobre Integridade AcadêmicaEspecialistas falam sobre boas práticas e fraude acadêmica em evento que apresentou o “Estudo para o desenvolvimento de uma política de integridade acadêmica para a Unicamp".
Participaram da discussão:
Prof. Dr. Munir Skaf, Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp;
Profa. Dra. Nancy Lopes Garcia, Pró-Reitora de Pós-Graduação da Unicamp;
Prof. Dr. Jacks Jorge Júnior, Coordenador do GT de Boas Práticas PRP-Unicamp;
Prof. Dr. José Augusto Chaves Guimarães, Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp;
Profa. Dra. Ana Paula Magalhães Tacconi, Assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP;
Profa. Dra. Ana Maria Fonseca Almeida, representante da Fapesp;
Ana Paula Morales e Sabine Righetti, pesquisadoras e sócias da consultoria acadêmica Data14.