A avaliação é uma oportunidade de mensurar a aprendizagem e fornecer feedback aos alunos na expectativa de melhorar resultados. É uma confluência crítica para a aprendizagem porque há uma riqueza de informações em tarefas e avaliações que mostram aos professores o que os alunos sabem, o que não sabem e a razão de entenderem ou não os conceitos.
Então, como podemos aproveitar esses dados para a aprendizagem do aluno? Vamos começar discutindo o potencial das avaliações.
As avaliações são oportunidades para que os professores:
- Compreendam a aprendizagem do aluno
- Forneçam feedbacks formativos (Hattie, 2012)
- Realizem a análise de dados
O intercâmbio de tais informações (feedback e análise de dados) é a chave para a aprendizagem do aluno. E esses dados têm potencial para os seguintes resultados:
- Os alunos usam o feedback para medir a profundidade de sua compreensão sobre os conceitos do curso
- Os alunos usam o feedback para saber como melhorar a compreensão dos conceitos
- Os professores usam a análise de dados para redefinir a proposta das avaliações e das tarefas
- Os professores usam os insights dos dados para checar a eficácia do ensino (Black and William, 1998, p. 7) e suprir as lacunas de aprendizagem dos alunos
Os resultados acima são alcançados fornecendo feedback formativo significativo e oportuno aos alunos para que eles tenham as informações necessárias para avançarem na aprendizagem. Esses resultados também são alcançados por meio da observação das respostas dos estudantes, e padrões de erros (também conhecido como uso de insights de dados para realizar análise), assim, os professores têm as informações que precisam para seguirem com um ensino eficaz. No entanto, como a maioria dos ideais pedagógicos, os professores enfrentam fatores limitantes de tempo e de recursos.
Já existem algumas tentativas de acelerar os processos de avaliação, como os testes de múltipla escolha que podem ser analisados por software, em questão de minutos. Porém, essa opção em particular não fornece nenhum feedback formativo aos alunos para aprendizagem contínua, nenhuma flexibilidade, e informações limitadas sobre a performance do aluno.
Este é o ponto: a velocidade não pode sacrificar a qualidade.
Por que os alunos e os professores não podem ter o melhor dos dois mundos? Por que os professores não podem fornecer avaliações formativas e receber insights de dados, tudo enquanto economizam tempo avaliando?
E a resposta a essas perguntas é que sim, isso é possível! A tecnologia de avaliação agora possibilita feedback de qualidade e dados para ação orientada para as disciplinas, desde cursos de ciências exatas como, por exemplo, Ciências da Computação, Matemática e Química, até cursos de Psicologia e outras áreas de ciências sociais. Essa tecnologia de avaliação é chamada Gradescope, parte do conjunto de soluções da Turnitin para acelerar o ciclo de feedback aluno-professor, ao mesmo tempo em que garante as melhores práticas pedagógicas.
Confira abaixo um cenário real em que um professor usou o Gradescope para suas classes no curso de Psicologia, em uma universidade privada bem-conceituada.
Esse professor usou o Gradescope das seguintes formas para as turmas:
As oportunidades de aprendizagem, de acordo com nosso cliente do Gradescope, só é possível se o aluno receber feedback da avaliação. O Gradescope não só fornece uma avaliação numérica (ex.: “+2” or “-1”), mas também permite que os professores criem uma rubrica detalhada e de qualidade que pode ser aplicada consistentemente em todas as submissões do aluno. Esse padrão de feedback fornece maior clareza sobre como a pontuação é concedida e ainda entrega insights significativos sobre a compreensão dos conceitos-chave pelos alunos .
O Gradescope permite que os professores forneçam feedbacks completos que alertam os alunos sobre suas lacunas de aprendizagem e próximos passos a dar. Os alunos podem usar o feedback de uma avaliação para se prepararem melhor para a próxima, e esse feedback os ajuda a entender os conceitos com mais rapidez. Nossos clientes aprovam, por exemplo, que o horário de aulas agora é usado pelos alunos para perguntas de acompanhamento da aprendizagem, ao invés de apenas receberem de volta os exames.
Os insights de dados do Gradescope ajudam a informar sobre melhorias para as avaliações e para o conteúdo do curso. Os professores podem lidar com possíveis obstáculos para a aprendizagem, em tempo real. A análise de dados do Gradescope é muito elogiada pelos professores que a utilizam -- eles afirmam que se não fosse pelo Gradescope, não saberiam em quais questões os alunos estariam enfrentando dificuldades e quais conceitos retomar e abordar novamente.
Ao usar o Gradescope para avaliação, os professores recebem insights sobre a aprendizagem dos alunos, fornecem feedback digital e formativo para avaliações em papel, e usam a análise de dados para suprir as lacunas de aprendizagem. Este exemplo da vida real ilustra o potencial da avaliação, totalmente realizado.
Quando a avaliação combina o feedback com o ensino guiado por dados, os professores têm a oportunidade de impactarem positivamente a aprendizagem do aluno. E agora isso está mais acessível do que nunca. Independente da disciplina, do curso, do formato de avaliação, o Gradescope ajuda a habilitar ciclos de feedback, avaliação formativa e instruções futuras.