Alinhar a nossa compreensão das definições de Integridade Acadêmica é importante para promover aprendizagem para a vida, em um mundo com ideias pós-industriais de mercado. As escolas costumavam preparar os alunos para o mercado de trabalho em um mundo industrial, garantindo que eles entendessem os procedimentos e a hierarquia. Mas, hoje em dia, os objetivos são diferentes: as instituições acadêmicas querem que os graduandos demonstrem um pensamento de ordem superior, e os empregadores querem contratar pessoas que possam comunicar ideias originais e inovadoras. Pode parecer um salto vincular a terminologia de Integridade Acadêmica aos resultados da aprendizagem e à equidade global, mas neste post, examinamos a conexão entre terminologia e equidade.
Para começar, a integridade acadêmica é importante para o ensino - aprendizagem. Ela garante que os ciclos de feedback entre alunos e professores sejam baseados em dados precisos, promove o respeito pela aprendizagem e apoia uma vida de comportamento honesto no ambiente de trabalho.
Sincronizar a terminologia (como o Glossário de integridade acadêmica do ENAI) e compreender o contexto pedagógico para a evolução do vocabulário também são componentes para apoiar resultados positivos.
“Integridade Acadêmica”, um termo popularizado pelo pesquisador Dr. Donald McCabe no início dos anos 90, descreve trabalhos que trazem honestidade, confiança, justiça, respeito, responsabilidade e coragem, conforme o ICAI. Entretanto, esses valores são dependentes de um contexto cultural - e o fato da Integridade Acadêmica ter sido definida pelo ocidente deve ser considerado. Em culturas que se concentram na memorização mecânica como metodologia de aprendizado, a mímica (repetir o que é aprendido, muitas vezes sem atribuição) pode ser uma forma de respeito.
As nuances do contexto cultural têm papel na terminologia. Por exemplo, enquanto no Ocidente, “Integridade Acadêmica” é um termo muito usado, não é tão comum em muitas regiões onde mimetismo e respeito andam de mãos dadas, obscurecendo assim a definição do que é plágio. De acordo com exemplo de pesquisa recente, “o banco de dados de terminologia acadêmica letã AkadTerm não inclui termos como integridade acadêmica, ‘honestidade acadêmica’ e ‘má conduta acadêmica’” (Tauginiené, et al. 2019).
Em 2016, Wheeler afirmou que “embora a ‘moralidade’ tenha sido ensinada há muito tempo no sistema educacional japonês, a Integridade Acadêmica é um conceito que só recentemente recebeu mais atenção e que não é totalmente bem compreendido” (Wheeler, 2016).
A entrevista do professor Tosh Yamamoto, em 2021, à Turnitin verifica essa descoberta quando ele afirma que “a Integridade Acadêmica é, acredito, uma mentalidade filosófica para refletir a mente que aprende no espelho da honestidade, sinceridade, contribuição para a sociedade futura e também uma atitude científica, ética e moral. No entanto, por outro lado, a educação no Japão é focada na memorização, regurgitação e compreensão mecânica" (Yamamoto, 2021).
Ao mesmo tempo, o conhecimento contextual também impulsiona o conteúdo da Integridade Acadêmica. À medida que a pesquisa sobre Integridade Acadêmica e pedagogia se expande, o mesmo acontece com a terminologia para fazer referência a mentalidades e abordagens em evolução. Uma tendência pedagógica é uma tentativa de ser mais holístico sobre o motivo e a maneira que esses comportamentos ocorrem e parar de “culpar os alunos” por esses resultados. Assim, “colar”, embora amplamente usado como sinônimo de má conduta acadêmica, está saindo de moda à medida em que a pedagogia se afasta de uma cultura de “culpa” e “policiamento” para uma terminologia mais neutra. Quando alguém viola a Integridade Acadêmica, isso é chamado de má conduta acadêmica ou desonestidade acadêmica, que Allemand descreve como “qualquer tipo de vantagem injusta” (2012). Essas palavras suplantaram termos mais antigos como “colar” .
Uma das maiores mudanças na pedagogia foi um pivô para a colaboração entre professores e alunos. Ajudar os alunos a se sentirem vistos e apoiados é o oposto de uma cultura adversária, hierárquica e de culpa. Ajudar os alunos a se sentirem vistos e apoiados também aumenta os resultados de aprendizagem.
Exemplos de terminologia:A palavra colar, por exemplo, cai na terminologia temática “Nós vs Eles”. Como Zachek descreve em sua pesquisa “um aluno no estudo de Helgeson (2002) incorpora esse conceito em sua resposta sobre como os professores lidam com a cola, afirmando: ‘É como ‘alunos versus professores’ e nós ajudamos uns aos outros” (Zachek 2020, p. 110).
Soluções de atalho também é um termo que deixa espaço para a compreensão de alunos sob pressão e com dificuldades. A cola, por exemplo, é uma “solução de atalho”, que é um termo mais suave para definir quando os alunos prejudicam o aprendizado, seja por meio de cópia e cola, plágio ou obtendo as respostas de uma prova antes da data de avaliação. No campo da pesquisa, isso inclui o ghostwriting, eliminação de autores e autocitação com a intenção de aumentar o próprio fator de impacto.
Entender por que e como os alunos colam virou parte da discussão em torno da Integridade Acadêmica. A terminologia, como resultado, tornou-se mais neutra e reflete a maneira como os professores abordaram a má conduta. O entendimento atual é de que, às vezes, as pessoas não têm a intenção de colar, plagiar ou deturpar seu trabalho. E, em última análise, o plágio pode se tornar um momento de ensino.
Consequências de não definir e alinhar a terminologia globalmente:A Integridade Acadêmica está diretamente associada à integridade educacional. Abaixo temos alguns exemplos da sua importância:
- Precisamos de formas para mensurar precisamente o aprendizado do aluno (por exemplo, para garantir que as respostas do estudante sejam realmente dele), não apenas para comunicar seus próximos passos, mas também para obter informações sobre o currículo de cada curso.
- A pesquisa é um processo cumulativo e interativo – devemos garantir que seja honesta para promover a inovação e evitar fraudes.
- O respeito pelo processo de aprendizagem é fundamental para a aprendizagem para a vida.
Em um momento e período em que a educação leva à oportunidades, em que os alunos e graduados têm por objetivo entrar em um mercado de trabalho de ideias, o pensamento original é fundamental para o sucesso desses estudantes e das instituições. A Integridade Acadêmica é um indicador de sucesso e de honestidade no local de trabalho futuro - e, portanto, um ponto de partida comprovado para uma jornada de aprendizado para a vida. É preciso garantir que a terminologia da Integridade Acadêmica siga a pedagogia vigente e que não seja totalmente punitiva, pois a aprendizagem deve acontecer em todos os pontos do processo, mesmo nos casos de má conduta.
Qual é a consequência de não ter definições alinhadas da terminologia de Integridade Acadêmica? Desigualdade mundial.
Quando as definições não estão alinhadas, alunos estrangeiros, ou aqueles que vêm de culturas distintas, sofrem.
De acordo com a pesquisa de Zachek, ao olhar para a demografia daqueles que colam, uma das principais preocupações de Beasley (2016) é se os alunos de origens raciais minoritárias são mais propensos a serem denunciados devido ao racismo institucionalizado. Para este fim, Beasley (2009) relata que, “os alunos estrangeiros de graduação eram muito mais propensos a serem denunciados por desonestidade acadêmica do que os alunos locais” (Zachek 2020, p. 113).
Alguns estudos específicos com foco no Japão indicam que essas diferentes definições e contextos culturais afetam atitudes e casos de má conduta. “A terminologia é sempre especificamente cultural [sic], e muitas vezes é impossível que as palavras sejam perfeitamente traduzidas entre os idiomas. Além disso, pode ser que alguns estudos transculturais tenham resultados inconsistentes se não levarem em consideração os diferentes estilos de vida, de sociedade e culturas dos participantes, ao fazer comparações. Portanto, é provavelmente mais valioso realizar pesquisas comportamentais dentro de um ambiente cultural” (Teeter, 2014, p. 104).
A Ásia Oriental não é exceção; estudos focados na Turquia também refletem diferenças culturais. “Voltando ao assunto das diferenças culturais, a Integridade Acadêmica pode estar associada aos valores comunitários. Para demonstrar isso, fornecemos um exemplo da Turquia, onde não é uma prática incomum recentemente lidar com 'integridade acadêmica' sob o termo mais abrangente de 'educação de valores', especialmente no caso de fornecer conscientização sobre questões éticas.(ex. Cihan 2014)” (Tauginiené, et al., 2019).
Logo, a terminologia de Integridade Acadêmica é fundamental para o sucesso acadêmico. E garantir a terminologia inclusiva é fundamental para criar oportunidades iguais para o sucesso acadêmico e manter a reputação das instituições em todos os lugares.
Reformulando a Integridade Acadêmica e a má conduta para centralizar a jornada de aprendizagem.De acordo com artigo no Journal of Academic Ethics, “uma compreensão consistente e o uso de termos acordados em conjunto permitem a perspectiva de um grupo de valores compartilhados''. Isso também garante a possibilidade de desenvolver soluções comuns internacionalmente aceitáveis, relacionadas aos métodos de ensino, ao conteúdo e às estratégias preventivas para a má conduta acadêmica. Chegar a um consenso sobre esses conceitos fundamentais, por sua vez, levaria a alianças entre vários campos da ciência. No entanto, para conseguir isso, as variações na conceituação e uso de termos-chave precisam ser discutidas e acordadas” (Tauginiené, et al. 2019).
Levar em consideração as normas e diferenças culturais, e garantir que a terminologia seja amplamente aceita, promoveria uma compreensão compartilhada e resultados positivos de aprendizagem para que os alunos e pesquisadores internacionais aderissem prontamente e mais facilmente aos padrões globais. A “Integridade Acadêmica” é um ponto de partida da aprendizagem para a vida, por isso é essencial entender exatamente o que isso significa e como é de fato, deixando pouco espaço para interpretação.
Da mesma forma, a terminologia para “má conduta acadêmica” pode também descriminalizar a linguagem. Essa mudança é importante para garantir que a má conduta acadêmica não seja somente punitiva, mas que seja uma oportunidade para mais aprendizado e ação corretiva.
Essa ação avança a humanidade. Ideias originais e respeito pela atribuição de ideias são fundamentais para o mundo global e pós-industrial em que vivemos hoje; quando compartilhamos ideias, precisamos fazê-lo com a garantia de que o crédito é dado quando necessário. Juntos, como comunidade, podemos avançar com confiança na Integridade Acadêmica.