A Turnitin, empresa global de tecnologia educacional, anuncia o lançamento da versão em português da plataforma de avaliação Gradescope. Por meio da ferramenta, que também opera em inglês, japonês, coreano, espanhol e turco, os educadores podem criar, administrar, organizar e avaliar de forma mais rápida e prática atividades em papel, em ambientes digitais e até mesmo projetos com código de programação.
Com a pandemia da COVID-19, a educação foi obrigada a se desenvolver e a acompanhar a evolução tecnológica dos últimos anos, aproximando os professores do universo digital. De acordo com os dados mais recentes da UNESCO, 87% dos estudantes em todo o mundo e 63 milhões de professores tiveram de se adaptar às mudanças inesperadas. Porém, apesar de ter sido um momento desafiador tanto para as instituições quanto para os alunos, o ensino remoto também foi uma oportunidade de quebrar resistências e acelerar mudanças necessárias na área da educação.
Um estudo recente realizado pela Turnitin mostrou que o Gradescope pode reduzir em até 50% o tempo que os professores gastam com a correção de avaliações e de outras atividades da grade curricular. A inteligência artificial utilizada na plataforma permite agrupar automaticamente as respostas semelhantes, facilitando o processo de correção e viabilizando aos educadores um método mais eficiente para avaliar e fornecer feedback aos alunos.
Além disso, o Gradescope colabora com as salas de aula com acesso limitado à tecnologia e auxilia na digitalização de documentos em papel e manuscritos. O objetivo é proporcionar benefícios semelhantes de avaliação rápida, com feedback personalizado e cursos dimensionados como em salas tecnologicamente avançadas.
O software oferece suporte ao aprendizado presencial, remoto e híbrido para todas as áreas, em diferentes tipos de avaliações e correções. Os educadores podem usar suas tarefas e provas já existentes e/ou criar novos conteúdos usando a plataforma. Dessa maneira, é possível acompanhar e gerenciar todo o desenvolvimento do aluno através das atividades realizadas, apoiando as necessidades específicas de cada um.
Outro grande diferencial da ferramenta está na possibilidade de aumentar a imparcialidade da avaliação. Os professores podem habilitar a avaliação anônima, que oculta ou remove os identificadores dos estudantes durante o trabalho de correção. A plataforma também permite que profissionais ajustem as escalas à medida que avaliam e aplicam automaticamente novas regras para as tarefas já corrigidas com a rubrica dinâmica.
"Nosso principal objetivo é apoiar educadores, estudantes e pesquisadores para melhorar o processo de ensino-aprendizagem de cada país, de cada instituição e de cada professor. Nossas ferramentas devem ser acessíveis, personalizáveis, inclusivas e devem responder às necessidades acadêmicas específicas de todos", afirma César Barretto, executivo de contas da Turnitin no Brasil.
As inovações e o impacto do Gradescope foram reconhecidos pelo Bett Awards, EdTech Breakthrough, EdTech Digest, SaaS, SIIA CODiE, Tech & Learning, entre outros. Globalmente, mais de 110.000 educadores e 2,7 milhões de alunos de 2.600 instituições usaram o Gradescope para maximizar o aprendizado das avaliações.