A mudança para ambientes de aprendizagem remotos e/ou híbridos em todo o mundo modificou a definição de comunidade. Para muitos, “comunidade” antes da pandemia era baseada no suporte presencial, onde alunos, famílias e professores se conectavam cara-a-cara em uma base regular.
E apesar dessa comunidade presencial ainda existir, temos visto - com a ajuda da tecnologia e da internet - que a nossa rede de apoio pode, na verdade, ser muito maior e multidimensional do que pensávamos. Agora, sabemos que a nossa comunidade pode consistir em pares por todo o mundo; ela pode envolver mentores que vivem em cidades ou países diferentes; ela pode incluir oportunidades de aprendizagem sem exigir que estejamos no mesmo local físico, nos permitindo participar em discussões de diferentes latitudes e longitudes.
Sim, alunos e professores ainda se reúnem para aprender e compartilhar informações. No entanto, mais do que nunca, essas comunidades de aprendizagem estão acontecendo on-line e com a ajuda de tecnologia educacional. E as implicações disso são múltiplas.
Se pudermos abordar o acesso e a eficácia, bem como as inúmeras desigualdades que surgiram durante a pandemia, as ferramentas de edtech podem trazer um senso forte de conexão, inspiração para ideias criativas e a chance de enriquecer a produtividade. Há um mundo onde nosso novo senso de comunidade pode prosperar; onde a aprendizagem tradicional off-line e o e-learning podem caminhar juntos.
Então, como nós aproveitamos a força dessa nova comunidade educacional? Aqui temos algumas maneiras:
Abrace a flexibilidade. A aprendizagem remota trouxe com ela um aumento da aprendizagem assíncrona, onde os alunos podem consumir os materiais de um curso em tempos e em locais diferentes. A Universidade Estadual do Arizona (ASU), na América do Norte, cujos programas on-line vão alcançar cerca de 84.000 alunos neste ano, observou que “muitos alunos na modalidade on-line escolhem ter menos aulas por vez e muitos levam semestres para acomodar outros aspectos de suas vidas, como cuidar dos filhos ou responsabilidades de trabalho… o que é parte do porquê a flexibilidade da aprendizagem on-line é tão atraente,” afirma Nancy Gonzales, vice-presidente executiva e reitora da ASU.
Os alunos e os materiais de curso não são os únicos que precisaram ser flexíveis. Exames já estabelecidos como SATs na América do Norte e o GCSE, AS, e A-level no Reino Unido também foram ajustados por conta da pandemia. Ao redimensionar diversos desses exames, tornando-os digitais, e ofertando-os em formato digital com softwares como o ExamSoft, muitos chegam a dizer que isso nivela o campo de atuação e torna os testes mais acessíveis para pessoas em diferentes contextos.
A flexibilidade é o componente chave para a mentalidade de crescimento, e é por meio do crescimento que os resultados de aprendizagem dos alunos podem melhorar. A melhor gestão de tempo, novas habilidades técnicas, comunicação e colaboração aumentadas, bem como uma perspectiva mais ampla e global são benefícios da abordagem flexível da educação, para nomear apenas alguns deles.
Atente-se ao envolvimento da família ou dos cuidadores. Nos últimos dois anos, as famílias e os cuidadores também se envolveram mais com a sua comunidade educacional de maneira diferente e, frequentemente, em um grau melhor. De acordo com a Brookings Institution de Washington, D.C., (EUA), “os professores de todo o mundo relataram maneiras criativas de envolver os pais para ajudar os alunos a aprenderem em casa, inclusive algumas estratégias que gostariam de continuar usando mesmo depois do fim da pandemia”. Desde conversas por Whatsapp e Facebook, até conferências de pais e professores por Zoom, as famílias de todo o mundo estão usando novas ferramentas para se conectarem com os professores e encontraram na conectividade uma maneira interessante de manter o senso de transparência, clareza e colaboração entre a escola e o lar.
Além disso, ao engajar as famílias, algumas das limitações da aprendizagem remota foram mitigadas. O World Bank publicou um relatório em 2021 intitulado: Aprendizagem Remota durante a COVID-19 - lições de hoje, princípios para o amanhã, detalhando a nossa oportunidade única de reinventar o modelo tradicional de aprendizagem baseado na escola e ressaltando o valor dos pais como parceiros essenciais dos professores. Ao equipar as famílias e os cuidadores com as ferramentas e informações necessárias para apoiar os alunos remotamente, nós aumentamos a chance individual de chegar ao sucesso, seja a comunidade de aprendizagem presencial, on-line, ou ambos.
Tecnologia campeã que melhora o aprendizado. Na primavera de 2020, o Education Week Research Center entrevistou professores do Ensino Infantil ao Médio por toda América do Norte, perguntando como o fechamento das escolas devido ao coronavírus influenciou o papel e o uso da tecnologia no ensino Infantil ao Médio. Mais de 8 entre 10 professores acreditam que suas habilidades de usar a tecnologia melhoraram e isso fez com que eles se tornassem professores melhores e mais inovadores.
A tecnologia educacional significativa pode ser uma ferramenta formativa usada para melhorar - e não substituir - o papel dos professores. Os professores têm papel fundamental no futuro imediato, não só por ajudar os alunos a se ajustarem às demandas tecnológicas da aprendizagem à distância, mas na atuação como advogados para expandir as oportunidades de aprendizagem on-line para alcançar mais alunos.
Imagine Learning (formalmente Edgenuity), é uma empresa de tecnologia educacional que fornece currículo de Ensino Infantil ao Médio, de todas as áreas do conhecimento, bem como ferramentas para a intervenção e recursos para alunos de diferentes idiomas. O Gradescope, ferramenta agora disponível também em Português, é uma ferramenta que pode ser utilizada na sala de aula para administrar e atribuir notas para avaliações on-line ou em papel, e pode ajudar a melhorar a eficiência de um teste, bem como dar aos professores mais tempo livre para fazerem o que querem fazer: ensinar, ao invés de avaliar. E o Draft Coach, um add-on do Google Docs para os usuários de Turnitin Feedback Studio e Turnitin Originality, pode fornecer feedback instantâneo sobre as citações, gramática e similaridade enquanto os alunos pesquisam e escrevem.
Essas ferramentas não só economizam o tempo dos professores como também apoiam os resultados de aprendizagem dos alunos ao ajudá-los a desenvolver habilidades em todas as áreas do conhecimento e prepará-los com habilidades do mundo real. De acordo com o World Economic Forum, “a tecnologia inovadora e soluções que fazem sentido em diferentes culturas e contextos regionais podem ser desenvolvidas para ajudar a equipar milhões de jovens com habilidades fundamentais”.
Dr. Amjad, professor da Universidade de Jordan, em Amman, começou a usar Lark como uma ferramenta de comunicação para ensinar seus alunos no início da pandemia. “Isso mudou a maneira de ensinar. Permitiu-me alcançar meus alunos com mais eficiência por meio de grupos de bate-papo, reuniões por vídeo, enquetes e compartilhamento de documentos… Meus alunos também acham mais fácil a comunicação via Lark”, afirma ele.
E embora a exclusão digital ainda separe aqueles que têm acesso a serviços confiáveis de internet e equipamentos daqueles que não têm, ainda é seguro falar que a tecnologia educacional continuará a ter um papel fundamental nas nossas comunidades educacionais nos próximos anos.
Aproveite o novo senso de comunidade. O mundo educacional está totalmente diferente do que era há três anos. Os alunos, famílias e professores viram uma mudança e é certo que não voltaremos ao que era antes, mas sim abraçaremos o novo modelo que pode existir e existirá. Muitas vezes, na educação, a ruptura leva à inovação - a mudança curricular é duramente conquistada. Com flexibilidade planejada, envolvimento familiar contínuo, e a implementação de tecnologia significativa, nós podemos aproveitar esse novo senso de comunidade com força e juntos.
Caso tenha interesse em começar a utilizar a versão gratuita do Gradescope, agora em Português, basta clicar aqui.