Blog   ·  

Como criar uma Comunidade em Sala de Aula On-line

Estudantes e a sensação de pertencimento a um ambiente de aprendizado remoto

Christine Lee
Christine Lee
Content Manager

Subscrever

 

 

 

 

Ao preencher este formulário, está a concordar com a Política de Privacidade da Turnitin. A Turnitin utiliza as informações que fornece para entrar em contacto consigo com informações relevantes. Pode cancelar a subscrição destas comunicações em qualquer altura.

 

Uma vez que os alunos estão em uma sala de aula on-line e as regras de etiqueta para videoconferência são definidas, como oferecer aos estudantes uma sensação de pertencimento?

Como já dissemos antes, entrar em uma sala desconhecida é intimidante. Seus primeiros momentos em um novo cenário informam todas as experiências subsequentes; quem você conhece, todo mundo está sorrindo ou franzindo a testa, há tempo para se situar, todo mundo parece saber muito mais do que você, e todos estão tentando se ajudar?

Sentir-se bem-vindo e ser bem recebido é o primeiro passo para qualquer ambiente comunitário de sucesso - sensação de pertencimento é uma necessidade humana básica, que apoia toda uma vida útil, para que possamos ousar nos desafiar, sabendo que teremos apoio no caso de cairmos. Por outro lado, quando os alunos se sentem ignorados ou excluídos, eles podem se sentir desconfortáveis e desmotivados, diminuindo as chances de sucesso na aprendizagem. Em suma, um sentimento de pertencimento vai muito além do primeiro passo da participação.

Em um ambiente de aprendizado remoto, especialmente um inesperado e para o qual os alunos não vieram preparados, o sentimento de pertencimento se torna ainda mais relevante. Em tal situação, os alunos entram em ambientes de aprendizado remoto com grande incerteza.

Como educadores, queremos construir salas de aula inclusivas e lutar por resultados positivos. Ingressamos no ensino para manter a busca pelo aprendizado e ajudar as gerações subsequentes a adquirir conhecimento e, finalmente, tornar nosso mundo um lugar melhor. Sim, é isso que os educadores fazem. É essa a importância que os educadores têm. Quantos de nós conhecem um professor especial que nos inspirou a fazer o nosso melhor e incutiu em nós a confiança ao longo da vida? Quais palavras ainda reverberam em nossa psique? Essa jornada começa com a criação de uma comunidade forte dentro de nossas salas de aula, sejam online ou pessoalmente.

Então, vamos discutir como criar comunidade em uma sala de aula on-line. Muitos dos princípios - nutrir fortes relações professor-aluno, proporcionar um ambiente atencioso e estabelecer expectativas claras para os iniciantes - permanecem os mesmos na esfera do aprendizado remoto, mesmo quando as ferramentas diferem.


INCENTIVAR ESTUDANTES

  1. Isso pode parecer óbvio - mas em um ambiente de aprendizado remoto, é importante enfatizar o incentivo. Uma coisa é receber estímulo pessoalmente, mas quando se trata de aprendizado on-line, talvez você precise reforçá-lo de várias maneiras; não apenas no feedback, mas por meio de mensagens diretas e em conversas individuais.
  2. Além disso, aumente sua presença nas videoconferências. Esteja ciente de que você precisa se esforçar um pouco mais para se comunicar. As sutilezas geralmente não são percebidas no vídeo - talvez alguém esteja falando em cima de você em uma discussão em grupo, ou pode haver um problema na conexão da Internet. Portanto, deixe bem claro o seu incentivo com atos simples como agradecimentos, lembrando-se das expressões faciais e de linguagem corporal conforme elas aparecem dentro dos limites da tela.

IMPULSIONAR TECNOLOGIA PARA AJUDAR ESTUDANTES A SE COMUNICAR

  1. Mantenha a comunicação aberta - ofereça vários canais de comunicação, além do email. Considere a possibilidade de configurar um Slack para a sua turma, blog ou outra mídia on-line, para que eles possam se comunicar entre eles e você possa ver quais preocupações podem ter. Você pode optar por ativar o Slack no seu smartphone ou apenas no seu laptop, para que também possa definir limites para si mesmo.
  2. Reserve um tempo para facilitar o aprendizado e as discussões em tempo real por meio de "sessões de pausa" ou de um "lounge para estudantes", em plataformas de videoconferência ou canais Slack.
  3. Incentive os alunos a usar sites de networking como o Facebook, Skype ou Google Hangouts para interagir além da sala de aula. Às vezes, o melhor suporte vem dos grupos.
  4. Não subestime o gesto de enviar um e-mail a seus alunos, como notas de agradecimento, palavras de incentivo e lembretes.

COMUNIQUE-SE MUITO COM SEUS ALUNOS

  1. Os alunos à distância podem precisar de lembretes mais firmes quando se trata de prazos. Coloque tudo importante por escrito. Use email, Slack ou outras plataformas de comunicação para manter seus alunos informados e engajados.
  2. Agora é a hora de se comunicar demais - para se manter alinhado, informado e para se manter socialmente conectado.
  3. Participe de fóruns de discussão com os alunos. Algumas idéias incluem páginas privadas / fechadas no Facebook ou o supracitado aplicativo Slack, além dos fóruns de discussão no seu LMS (sistema de gestão de aprendizagem).
  4. Ofereça horário de expediente on-line, quando você pode conversar em tempo real e ficar conectado com os alunos.
  5. Realize check-ins no início de cada aula on-line, para que você tenha mais transparência sobre o estado de espírito e o bem-estar dos alunos. As salas de aula presenciais fornecem oportunidade de saber do humor dos alunos, algo que o aprendizado remoto pode não tornar acessível; portanto, talvez você precise ser mais direto ao procurar acessar essas informações.
  6. Habilite legendas em plataformas de videoconferência para aumentar a acessibilidade dos alunos.

Criar a sensação de pertencimento e de comunidade na aprendizagem remota é fundamental - como você pode ver acima, o fator principal é facilitar um ambiente de aprendizagem com vários canais de engajamento e participação, para que os alunos não se sintam isolados e os educadores possam obter transparência na aprendizagem. Esperamos que isso ajude.