Para a Universidad del Rosario, em Bogotá, a integridade acadêmica é um elemento essencial da educação. Para colocar em prática os valores da instituição, professores e alunos têm à disposição um Centro de e-Learning. É lá que aprendem o valor de textos originais e aplicam, por meio do Turnitin Feedback Studio, as técnicas de avaliação e feedback para os alunos.
Para Maribel Avila Sastre, Administradora de Plataformas Acadêmicas Virtuais do Centro de e-Learning, quando o aluno recebe feedback ele consegue aprender e crescer academicamente.
“O feedback é muito importante porque, de certo modo, feedback é conhecimento. Os alunos aprendem a valorizar o feedback porque eles vêem conhecimento ali. Os professores não dizem apenas que algo está errado e ponto. Eles sempre dizem como melhorar, apontam os erros para que os alunos aprendam e sigam superando tais obstáculos”.
De acordo com a instituição, localizada na Colômbia, é necessário estar conectado às mudanças, hoje tão rápidas, na educação. É preciso se preparar para os desafios, não apenas adotando novas tecnologias, como as da Turnitin, mas, principalmente, preparando o pessoal acadêmico e administrativo para responder às novas necessidades de treinamento.
Maribel conta que ao utilizar o Turnitin Feedback Studio como uma ferramenta de aprendizado, houve uma mudança na dinâmica de avaliação aluno-professor na instituição, transformando o processo de aprendizado em um diálogo que é benéfico para alunos e professores. Adaptar a tecnologia instrucional como o Feedback Studio da Turnitin permite que Maribel e seus colegas atendam e estimulem as necessidades de sua comunidade.
"Como a nossa sociedade continua mudando, devemos evoluir com ela, para enfrentar novos desafios educativos que vão além do tradicional modelo de ensino-aprendizagem. A educação está mudando [e assim] as estratégias mudam em relação aos alunos e aos professores".
Latin America And The Caribbean, Higher Education
Latin America And The Caribbean, Higher Education